SINTRONAC

SINTRONAC

Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Passageiros de Niterói a Arraial do Cabo

Medida proposta pelo Sintronac no RJ é adotada pelo governo do DF

Em Curitiba, ônibus e terminais aceitam cartões bancários desde 2022

O governo do Distrito Federal (DF) anunciou, este mês, que, a partir de 1º de julho, o dinheiro em espécie não será mais aceito para adquirir as passagens diretamente dentro dos ônibus. Os cartões Mobilidade e Vale Transporte serão os únicos meios aceitos diretamente nas catracas dos coletivos.

Esta medida comprova que a proposta do Sintronac, apresentada aos municípios de sua base de atuação e ao governo do estado do Rio, está correta, pois o fim da circulação do dinheiro nos coletivos, além de tirar do motorista a função de cobrador, também reduz o número de assaltos, o que contribui enormemente para amenizar a carga de estresse dos rodoviários.

A diferença entre a proposta do Sintronac e a medida do governo do DF é que o sindicato sugere o acesso dos passageiros aos ônibus com todos os tipos de cartões, inclusive os bancários de crédito e débito. Já na capital federal, os cartões Mobilidade e Vale Transporte serão os únicos meios aceitos diretamente nas catracas dos coletivos. Os acessos poderão ser comprados pelo aplicativo BRB Mobilidade, caso já tenha o cartão, ou em um dos 128 pontos de vendas espalhados pelo DF com cartão de crédito ou débito, Pix e dinheiro em espécie.

“Sabemos que o dinheiro em espécie é um dos atrativos para os marginais e, ao mesmo tempo, tira a atenção do motorista, que também atua como cobrador. Com o amplo uso dos cartões, evitaríamos esses dois males. E a adoção da medida pelo Distrito Federal comprova que nossa proposta é viável e recomendável”, afirma o presidente do Sintronac, Rubens dos Santos Oliveira.

Em Curitiba, por exemplo, desde 2022 os usuários do transporte coletivo pagam as passagens com cartões de débito e crédito à vista, relógios inteligentes e smartphones. Além dos ônibus, a funcionalidade está ativa nos 22 terminais e nas 335 estações-tubo da capital paranaense.

Mais destaques

Com profundo pesar, recebemos a notícia na morte prematura de nosso ex-diretor e querido amigo e irmão Ivan Ribeiro, chamado carinhosamente pelos …

Começa no dia 2/6 o 6º Campeonato Master de Futebol Society do Sintronac, competição que reunirá oito equipe com jogadores com mais …

Agenda de Atendimento: JURÍDICO
Agenda Médica: ESCOLHA UMA DAS UNIDADES
Para você ser melhor atendido escolha a unidade mais próxima de você.