O Sindicato
Rubens dos Santos Oliveira nasceu no Espírito Santo e tem 58 anos, 37 deles dedicados ao setor rodoviário. Aposentou-se pela Viação Santo Antônio em 2011. Ingressou no Sindicato dos Trabalhadores dos Trasportes Rodoviários de Passageiros de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac) em 1997 e foi Segundo Secretário, eleito para a gestão 2004-2008, e Vice-Presidente no mandato 2008-2012. Com a morte do ex-presidente, assumiu a entidade. Em março de 2016, através de eleições diretas, os rodoviários, em concordância com as propostas da CHAPA 1, liderada por Rubens, o reconduziram ao cargo máximo do Sintronac.
Rubens tem lutado incansavelmente pelo bem-estar dos rodoviários e dos passageiros de ônibus em Niterói. Criou uma formidável rede de atendimento médico no Sindicato, que prestou, só em 2016, 65 mil consultas aos rodoviários e seus familiares, desonerando, inclusive, a rede pública de Saúde.
Partidário incondicional da Democracia, com uma posição sindical independente, em relação a agremiações políticas, consolidou, no plano nacional, a posição dos rodoviários como importante categoria de trabalhadores, com acesso a gabinetes de autoridades públicas municipais, estaduais e federais.
Adepto das boas práticas administrativas, empenhou-se em tornar o Sintronac uma das raras entidades, em todo o País, que não possuem qualquer tipo de dívida com a União e seus órgãos. É o responsável por profundas reformas no sindicato, ampliando instalações, organizando o setor jurídico e aumentando a capacidade de atendimento aos seus associados.
- Nossa História
Na década de vinte, quando Niterói era a Capital do Estado do Rio de Janeiro, época em que o desenvolvimento urbano crescia aceleradamente e, consequentemente, o sistema de transportes de passageiros se viu forçado a acompanhar todo aquele impacto desenvolvimentista. EM MARÇO DE 1928 pelo Decreto Municipal nº 33 foi reconhecida como ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHOS EM TRANSPORTE TERRESTRES DE NITERÓI ?
Associação dos trabalhadores puxadores de carros de mão, conhecidos como burrinhos sem rabo. Posteriormente surgiram os veículos de tração animal.
Na época realizava-se um trabalho furtivamente, em colaboração com os poderes públicos; mais o objetivo maior era a criação de novas associações de trabalhadores, objetivando a formação de sindicatos voltados para o bem estar social dos trabalhadores. Pelo decreto Lei nº 19.770 de 19 de março de 1931, a associação transforma-se em SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TRASPORTE TERRESTRE DE NITERÓI que, por solicitação fundamentada no artigo 40 do Decreto nº 24.694 de 12 de julho de 1934, requereu ao Senhor Ministro de Estado do Negócio, do Trabalho, Indústria e Comércio, o DOUTOR AGAMENON MAGALHÃES o reconhecimento da entidade como Sindicato Profissional, que em nome do Senhor Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, aprovou as alterações feitas no respectivo estatuto, e reconhece-o como tal, com sede nesta cidade.
Posteriormente surgiram os veículos de tração animal. Na época realizava-se um trabalho furtivamente, em colaboração com os poderes públicos; mais o objetivo maior era a criação de novas associações de trabalhadores, objetivando a formação de sindicatos voltados para o bem estar social dos trabalhadores. Pelo decreto Lei nº 19.770 de 19 de março de 1931, a associação transforma-se em SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TRASPORTE TERRESTRE DE NITERÓI que, por solicitação fundamentada no artigo 40 do Decreto nº 24.694 de 12 de julho de 1934, requereu ao Senhor Ministro de Estado do Negócio, do Trabalho, Indústria e Comércio, o DOUTOR AGAMENON MAGALHÃES o reconhecimento da entidade como Sindicato Profissional, que em nome do Senhor Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, aprovou as alterações feitas no respectivo estatuto, e reconhece-o como tal, com sede nesta cidade, por despacho de 17 de janeiro de 1936, proferido no processo D.N.T. Nº 12.898 de 1935, nos termos da legislação em vigor. E, para firmeza, mandou passar a presente CARTA SINDICAL que vai por ele assinada em: Rio de Janeiro, 16 de março de 1936.
A partir de então os pioneiros do Sindicato dos rodoviários não mediram esforços para levarem adiante a árdua missão de agregar associados. Homens de fibra, destemidos e sonhadores dispostos a enfrentar tudo e a todos em defesa dos direitos dos trabalhadores, que desamparados pela lei não passavam de escravos nas mãos do famigerado poder econômico.
Em 29 de Setembro de 1940 em Assembléia Geral Extraordinária, especialmente convocada para esse fim, são aprovadas as alterações estatutárias passando a entidade se chamar SINDICATO DOS CONDUTORES DE VEÍCULOS RODOVIÁRIOS E ANEXOS DE NITERÓI, com base territorial nos municípios de NITERÓI e SÃO GONÇALO, conforme os Decretos Leis nº 1.402 de 05 de julho de 1939, nº 2.353 de 29 de junho de 1940 e nº 2381 de 09 de julho do mesmo ano. Atendendo ao que requereu o SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTE TERRESTRES DE NITERÓI o Ministério de Estado dos Negócios do trabalho e Previdência Social, por seu Diretor Geral do D.N.T. Apostila em 2ª VIA DA CARTA SINDICAL aprovando o novo estatuto e reconhecendo-o sob a nova denominação de SINDICATO DOS CONDUTORESDE VEÍCULOS RODOVIÁRIOS E ANEXOS DE NITERÓI, outorgada em 08 de maio de 1941. Em 31 de maio de 1982 pela Assembléia Geral Extraordinária passou a denominação de SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE NITERÓI, posteriormente, em 07/01/1990 tem seu nome alterado para SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTES RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS, DECARGA EM GERAL E ANEXO DE NITERÓI, e finalmente em 14/05/1993 por aprovação da Assembléia Geral Extraordinária, após o desmembramento do setor do transporte de carga, passou a SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTE RODOVIÁRIOS DE PASSAGEIROS DE NITERÓI A ARRAIAL DO CABO.